Surgimento dos Òrìşà
No candomblé Ketu ou Nagô os Òrìşà são designados como divindades servidoras da humanidade. Assim como Olódùmarè criou o Òrun e o Àiyé e todos os habitantes da terra, igualmente criou as divindades e espíritos, afim de servir ao mundo. Segundo tradições, alguns seriam divindades primordiais pela convivência com o Ser Supremo nos primórdios dos acontecimentos. Outras são figuras históricas, reis, rainhas, fundadores de cidades que foram divinizados devido a atos relevantes ou ligações fantásticas com os elementos da natureza – a terra, o vento, a caça, rios, mares, ervas, minerais. São geralmente denominados Òrìşà, Irunmalè ou Imalè e Ębọra. Outras formas de espíritos são cultuadas por representarem a personificação de forças da natureza ligadas à terra – Onílè; às árvores – Iwin; às florestas - Àrọni; à ancestralidade familiar – Òkú òrun ou Ésà; à personificação dos mortos – Egúngún; a...