Exú


Orixá Princípio de Movimento e Interligação !!!O Mensageiro dos Orixás!!!


Exú pode ser o mais benevolente dos Orixás se é tratado com consideração e generosidade.



O ARQUÉTIPO DE EXÚ


Os filhos de Exú possuem um caráter ambivalente, ora são pessoas inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros, ora são bravas, intrigantes e ficam muito contrariadas. As pessoas de Exú não têm paradeiro, gostam de viagens, de andar na rua, de passear, de jogos e bebidas. Quase sempre estão envolvidas em intrigas e confusões. Guardam rancor com facilidade e não aceitam ser vencidas. Por isso para ter-se um amigo ou filho de Exú é preciso que se tenha muito jeito e compreensão ao tratar-se com ele.


Exú OroÉ

O responsável pela transmissão do poder através da fala. Ele é quem dá para os sacerdotes e sacerdotisas o poder de accionar as forças espirituais através das evocações sagradas: preces, encantamentos, cânticos. Existem algumas palavras de grande axé usadas nos rituais sagrados que muitas vezes não se conhece a tradução. Elas funcionam como códigos para abrir certos portais do mundo Invisível (ORUN), accionando o poder para transformar as nossas vidas. Somente Exú Oro conhece estes segredos, e somente ele pode dar a autorização necessária para entrarmos nestes mistérios.

Exú OpinÉ

O Exú que deve ser evocado sempre que queremos estabelecer um local como sagrado. É ele quem faz a demarcação dos limites que separam o espaço sacralizado do espaço comum. Fazendo uma construção e se nela queremos instalar os nossos assentamentos de Orixás, além de evocar o Exú do nosso caminho pessoal será necessário pedir a Exú Opin que aceite uma oferenda para consagrar o lugar. A partir desse momento, aquele local deve passar a ser usado exclusivamente para fins religiosos, e deve haver uma separação bem nítida entre este espaço e o espaço livre para a circulação.
No caso de se colocar, por exemplo, um assentamento dentro de casa, é aconselhável colocá-lo sobre uma esteira e, se possível cercar em volta com uma outra esteira. Sempre pedindo a Exú Opin para sacralizar o ambiente, não importa a localização ou tamanho. Isto é válido, também, para os ambientes ritualísticos estabelecidos ao ar livre.

Exú GOGO

Este caminho de Exú *Divino Executor*. É conhecido também como o Exú responsável pela recompensa divina a todos os actos dos seres humanos (e também dos seres espirituais). Exú Gogo conhece todas as nossas reencarnações e estende a sua acção através destes diversos ciclos encarnatórios. Aquilo que costumamos chamar lei do retomo é exactamente a função do Exú Gogó fazer este retorno acontecer: O bem recompensado com o bem; o mal recompensado com o mal. Dentro destas atribuições de cobrança espiritual e material encontra-se sempre a chance de todos se arrependerem, pagarem por seus erros e tomarem um outro ritmo de vida. Quando isto não acontece numa vida, poderá ser resgatado numa próxima encarnação.

Exú WARA

Ele é o Exú que controla os relacionamentos Interpessoais. Ou seja: amizade, sociedade de negados, casamento, companheirismo de trabalho, vinculo familiar, fraternidade religiosa… Enfim, todos os tipos de relacionamentos só possuem um estado de plena compreensão, harmonia e verdadeira colaboração quando aprovados por ExúWara.Sempre que se planeja estabelecer um novo vinculo é aconselhável consular Exú Wara e, de preferência, fazer-lhe uma oferenda de apaziguamento, para que tudo possa ocorrer sempre na mais perfeita ordem, sem possibilidades de atrito, confusão, mal-entendidos, etc…

As qualidades mais conhecidas de Exú são:


Exú Elegbára = senhor do poder

Exú Yangi = pedra vermelha de laterita, primeira protoforma existente – água + terra

Exú Àgbá = pai-ancestral (representação colectiva de todos os exús individuais)

Exú Obá = rei-de-todos

Exú Alakétu = título dado a exú pelos kétu da Bahia - rei do povo Kétu

Exú Elebo = senhor-das-oferendas

Exú Ojìse-ebo = encarregado-e-transportador de oferendas

Exú Elérú = senhor do erú (carrego)

Exú Olòbe = proprietário e senhor da faca

Exú Enú-gbárijo = explicitador de mensagens

Exú Bara = o rei do corpo (obá + ara) (princípio de vida individual)

Exú Odara = aquele que guia (mostra o caminho, vai na frente)

Comentários

Anônimo disse…
Gostei muito das explicações sobre Exu Oro, Opin, gogó, e wara , muito proveitosas !!! Se puder coloca sobre as qualidades de Bara , eu houvi dizer que são 400 tipos no batuque ????!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Batuque

Togum

Deus - O criador de todas as coisas