Preto-Velho


    
Pretos-velhos na Umbanda, são espíritos de velhos africanos que viveram nas senzalas e majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios , ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".

     São entidades desencarnadas que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente, apesar da rudeza do cativeiro demonstrando qualidades insuperáveis para suportar as arguras da vida, consequentemente são espiritos guias de elevada sabedoria, trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procura para amenizar suas dores, ligados a vibração de Omulu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral suas baforadas para aniquilar os perigosos kiumbas.

     São os Mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o Amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por sí só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são Mestres dos elementos da natureza, os quais utilizam em seus benzimentos.

Os Pretos Velhos

Os espíritos da humildade, sabedoria e paciência.
Os Pretos Velhos são entidades cultuadas pelas religiões afro-brasileiras, em especial a Umbanda. Nos trabalhos espirituais desta religião, os médiuns encorporam entidades que possuem níveis de evolução e arquétipos próprios. Estas se dividem em três níveis:

As Crianças – chamadas eres, ou ibejis, representam a pureza, a inocência, daí sua característica infantil.

Os Caboclos – onde se incluem os Oguns, Boiadeiros, Caboclos e Caboclas, representam a força, a coragem, portanto apresentam a forma do adulto, do herói, do guerreiro, do indio ou soldado.

Os Pretos Velhos – incluem os Tios e Tias, Pais e Mães, Avôs e Avós todos com a forma do idoso, do senhor de idade, do escravo. Sua forma idosa representa a sabedoria, o conhecimento, a fé. A sua característica de ex-escravo passa a simplicidade, a humildade, a benevolência e a crença no “poder maior”, no Divino.




Comentários

BOA TARDE!
ESTOU COM 41 ANOS DE IDADE, EMBORA MINHA FAMILIA SEJA CATÓLICA, COMO UMA BOA FAMILIA BRASILEIRA, FREQUENTAVAMOS, QUANDO EU ERA CRIANÇA,A UMBANDA OU "MESA BRANCA" NÃO ME LEMBRO.
MAS LEMBRO MUITO BEM DO PRETO VELHO COM QUEM EU IA CHEIO DE MEDO CONVERSAR.
QUE NADA, LOGO LOGO ELE SABIA AGRADAR AS CRIANÇAS...
DIZIA NO MEU OUVIDO QUE EU TINHA UMA LUZINHA DENTRO DE MIM (QUE ELE VIA) E PEDIA PARA QUE EU NUNCA A DEIXASSE APAGAR.
ESPERO QUE ELA NÃO TENHA APAGADO...
NÃO SABIA, AO CERTO, SUA HISTÓRIA, SABIA QUE TINHA SIDO ESCRAVO.
ELE É TUDO O QUE VOCÊ ESCREVEU.
DEIXOU SUA TERNURA IMPRESSA EM MINHA ALMA, ESPERO REVE-LO QUALQUER DIA DESSES.
COMO DIZEM " É A LUZ ENTRE OS POVOS, ENTRE OS HOMENS"

AXÉ, PRETO VELHO
QUE DEUS TAMBEM ESTÁ COM VOCÊ OU VOCÊS.

ANTENCIOSAMENTE
LUIS HENRIQUE BUENO

DEIXO MEU EMAIL PARA QUE POSSAM POSTAR O QUE PREFERIREM
UM BEIJO,
AXÉ
QUE DEUS OS ABENÇOE

LUISHENRIQUEB@GMAIL.COM
Anônimo disse…
Tenho muita fé na preta velha que nos momentos mais dificeis de minha vida aparece com sua candura e me fala o que vê o que sente e sempre toca meu coracao e minha alma, Acredito muito nessa força de luz e desejo que seu espirito se fortaleça a cada dia e que seu caminho seja claro e limpo como um dia de verão.
VANESSA disse…
Boa noite!

SOU DE BELÉM DO PARÁ

em primeiro lugar quero dar parabéns ao preto velho,nesse dia tão lindo,conheçi o preto velho ,ele e tudo isso que vc escreveu,preto velho sou muito grata a vc por tudo que fizeste em minha vida e do meu filho, muito obrigado.
vou contar um pouco do que aconteçeu comigo e meu filho,Meu marido arrumou uma amante na faculdade onde ele estuva,foi ai que minha vida comçou a andar tudo pra tras,ai minha sogra foi a uma casa de um pai de santo por nome de pai Marcelo em Icoraçi Pará,foi la que descubrir que ela tinha feito coisas ruim para mim e meu filho ela queria me matar e matar meu filho,foi meu PRETO VELHO que de fez essa coisa ruim,graças a DEUS nunca mais senti nada mais nem meu filho,eu meu marido voltamos e estamos todos bem,ele tomou tanta raiva dela que hoje nao gosta nem que fale o nome dela.

SEI QUE ATE HOJE ELE ESTA DO MEU LADO......PARABENS PRETO VELHO.

ASS: VANESSA

Postagens mais visitadas deste blog

Batuque

Togum

Deus - O criador de todas as coisas