Nohê Aikunguman

No culto dos Voduns, Nohê Aikunguman é a base de tudo que é fundamento. Acreditamos que somente Aikunguman pode sustentar uma base sólida para apoiar e firmar um templo de Voduns.
Temos vários Voduns que pertencem ao panteão de Aikunguman, porém existem aqueles cuja a tarefa primordial é o culto a mesma. Dependendo do que se pretende fazer, invocamos o Vodum correspondente. Como exemplo podemos citar:

Vodum Aizam - considerada a patrona dos grandes mercados. - Ë costume em todo Benin, quando nasce uma criança, levar a mesma ao mercado e lá fazer os mlenmlen (orikis) e oferendas à Aizan, pois acreditam que esse ritual dará muito boa sorte à vida da criança. Esse procedimento também se dá aos casais de noivos. Os familiares das duas partes ser reúnem e vão juntos com os noivos ao mercado. Nos dois casos, tanto a criança quanto os noivos trazem para casa um pouco de terra e a coloca no solo de suas casas para que a fartura e a prosperidade façam sempre parte de suas vidas.
Vodum Aizam tem uma grande família e cada um dos membros reina em uma parte da terra, inclusive o mundo ctônico (subterrâneo) e abissal (subterrâneo aquático).

Vodum Intoto - É um Sakpata que não é feito no Ori de ninguém, assim como Aizan. Saber plantar, cuidar, zelar esse Vodum é "garantir a vida" dentro da casa de santo. Intoto é responsável pela putrefação das carnes e dos alimentos em geral; por essa razão temos que saber cultuá-lo abaixo do solo para que essa atribuição dele só ocorra em seu mundo e nunca no nosso.

Vodum Agué - Dono de todos os segredos das folhas, este Vodum tem um papel importantíssimo dentro do culto Aikunguman pois é ele quem a fertiliza e a alimenta com suas sementes e magias. Em uma casa de santo cabe a ele levar o "sabor" de cada vodunci e o apresentar à Aikunguman na passagem de sua vida profana para a religiosa, isso é, no seu renascimento.

Vodum Guiogu - O dono da faka (faca) e das grandes guerras. Seu papel é importantíssimo no culto de Aikunguman, é ele quem dá à mesma o kun (sangue) dos animais sacrificados. Junto com Vodum Yian, Guiogu garante que o kun humano não será derramado dentro daquela casa.

Baseados nessa pequena explanação, podemos entender o porquê de usarmos "poeiras", "terras" de determinados lugares para fazermos assentamentos de Santos e Legbas. Como eu disse, cada membro da família de Aizam, rege um local - feira-livre, mercados, açougue, bancos, cemitérios, estradas, rios, mar, cachoeira, etc.

Para nós filhos do Culto Vodum, Aizan é a principal deusa da terra, ela é a própria terra



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batuque

Togum

Deus - O criador de todas as coisas