DAN
Aido Wedo(aidô uêdô) e Dambala são para o
povo Jeje os maiores deuses.
Aido Wedo é o arco-íris e Dambala a sua
imagem refletida nas águas oceânicas.
O Dangbé é a serpente sagrada que
representa o espírito de Vodum Dan.
Na África esse Vodum é conhecido como DA.
Dada - Termo pelo qual o Vodum Dan é
louvado. A coroa de Dan é chamada de Coroa de Dada.
Dan tanto pode ser um Vodum masculino
quanto pode ser um Vodum feminino, porém para tratá-lo, fazê-lo ou assentá-lo
temos que cuidar sempre do casal. Como dizem os antigos "cobra não anda
sozinha, seu parceiro esta sempre por perto".
Dambala também é conhecida como Daidah
(daídar) – A "Cobra–Mãe". Essa Vodum não pode ser feita em mais de
duas pessoas num mesmo país. Os velhos vodunos contam que ela é originária da
Palestina. Em uma outra versão, encontramos Daidah como Lilith, a primeira
mulher de Adão.
No Brasil encontramos cerca de 48 Voduns
Dans, na África encontramos muito mais que isso. Essa família é muito grande.
Dan é um Vodum muito exigente em seus
preceitos, muito orgulhoso e teimoso. Quando tratado corretamente, dá tudo aos
seus filhos e a casa de santo, mas se tratado de maneira errada ou se for
esquecido castiga severamente. Vodum Dan é muito fiel a casa e a mãe/pai de
santo que o fez.
Os símbolos de Dan, são: o arco-íris, a
serpente pithon, o traken ou draka, patokwe, o dahun , a ..takara. e o ason
(assôm). Seu principal atinsa (atinsá) dentro de uma casa de Santo é denominado
Dan-gbi , que é onde o arco-íris se encontra com a terra ("panela lendária
do tesouro!"). Dan usa muitos brajás feitos de búzios. As aighy (aigri),
são importantissimas em seus assetamentos e atinsas.
Para nós, Vodum Aido Wedo é o verdadeiro
deus da vidência, é ele junto com Vodum Fa, quem dá aos bakonos o poder do oráculo,
assim como deu a Yewa e a Legba.
Aido Wedo e Dambala são quem sustentam o
mundo e quando eles se agitam provocam catástrofes como os terremotos. Eles
fazem parte da criação do mundo, pois vieram ajudar Nana Buluku nessa tarefa.
Nos arcos-íris da lua e do sol também
encontramos Voduns Dan.
Ao se iniciar um filho de Dan, preceitos
são feitos para que esse Vodum venha sempre em forma humana e nunca em forma de
serpente, pois entendemos que na forma humana ele é menos perigoso e entende
melhor os homens, podendo assim atender suas necessidades e suprí-las. Na forma
de serpente torna-se muito perigoso.
De modo geral os filhos de Dan são muito
chegado a doenças, principalmente de olhos. São pessoas vaidosas, ambiciosas,
"perigosas", espertas e inteligentes. São muito dedicados ao santo e
dificilmente saem da casa onde foram feitos.
Vestem branco em sua grande maioria.
Alguns usam cores verde bem clarinho, prateado, ou tecido liso com o arco-íris
estampado. Seus fios de conta variam de acordo com cada Vodum, não existe um
modelo padrão.
Sua louvação principal é: A Hho bo boy =
"Salve o rei cobra" ( Hho = rei, bo boy = Dans, serpentes, cobras).
Abaixo citarei alguns Voduns Dans.
Aido Wedo
(encontramos várias formas de escrever o
nome dele) - Deus do Arco-íris
Dambala
esposa de Aido-Wedo, seu reflexo nas
águas.
Dan-Ko
muito ligada e, por vezes confundida, como
Oxalá. Conhecida no Brasil como Dan Inkó.
Ojiku
masculino, mora junto com Yewa na parte
branca do arco-íris e reina no arco-íris da lua, também junto com Yewa.
Frekwen
feminina, guardiã do arco-íris em volta do
sol. Também conhecida como Frekenda.
Bosalabe
toqüeno, feminina, irmã gêmea de Bosuko,
irmã de Yewa. Muito alegre e faceira, mora nas águas doce. Muito confundida com
Oxum. também conhecida como Vodum Bosa (bôssá).
Ijykun
feminina, mora nas enseadas. Muito confundida
com Yewa.
Bosuko
masculino, toqueno, gêmeo com Bosa
Akotokwen
masculino, considerado o pai de muitos
Dans.
Afronotoy
masculino, mora no rio.
Vocabulário
Traken
ou draka
ferramenta pequena que Dan tras nas mãos
Dahun
conjunto de 3 tambores brancos
paramentados com rafia lilás
Takara
arma que Dan tras nas mãos, parecendo um
pequena espada, com feitio próprio.
Ason
(assôm)
chocalho feito com uma cabaça e com as
vertebras de cobra
Aigry
(aigri)
Pedras que representam o excremento de Dan
e são deixadas por ele no chão, à sua passagem; dizem que elas valem peso de
ouro. Um mito nos conta que os excrementos de Dan transformam os grãos de milho
em búzios
Fonte: http://www.kwecejaneji.org/

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