Aveji-da
Ligadas as tempestades, raios, furacões,
redemoinhos, ciclones, tufões, maremotos, erupções vulcânicas, aos ancestrais e
a guerra, todas as Voduns guerreiras são conhecidas como Aveji da. Até mesmo
Oya dos yorubanos, é assim denominada em território daometano.
Erroneamente, no Brasil, algumas pessoas
feita de Oya se intitulam filhas de Vodum Jò. Digo erroneamente porque Oya é um
Orixá yorubano e Vodum Jò é um ToVodum do panteão de Aveji-da, assim como Jò
Massahundo também.
Aveji-da é o Deus/Deusa das tempestades e
dos ventos.
Podemos encontrar as Aveji-da tanto na
família Dambirà quanto na família Heviosso.
As Aveji-da, da família Dambirà estão
ligadas diretamente ao cultos dos akututos, sendo que cada uma tem sua função.
Algumas reinam na fronteira do djenukom com o aikungúmã, outras nos ekúchomê,
outras no hou, ôtan e tódôum., outras em humahuan, outras junto com Naê Nana,
outras junto aos kpame e "possuídos" - essas, "talvez",
sejam as que mais trabalham (opinião minha) - outras se encarregam, junto com
Exu, de levar os ebós e pedidos feitos pelo povo encarnado e desencarnados, a
quem de direito e tentam trazer as soluções para cada um - normalmente
conseguem. Enfim, é uma infinidade de atribuições que essas Voduns têm, todas
sempre em prol daqueles que pedem e precisam do auxílio delas, sejam encarnados
ou desencarnados.
Todas essas Voduns, são temidas e
respeitadas por akututòs. Elas têm todos os poderes sobre o reino dos mortos e
junto com Sakpata e Nae Nana, controlam a vida e a morte.
As Aveji-da da família Heviosso, estão
mais ligadas aos fenômenos da natureza, como o furacão, ciclone, maremotos,
erupções vulcânicas, etc. onde os eguns recém desencarnados nesses fenômeno são
encaminhados imediatamente por elas as Guerreiras dos cultos de akututòs, pois
Heviosso e demais Sobos não abrem suas portas para ekùs, dessa forma o trabalho
delas tem que ser rápido e eficiente, para não contrariar o grande Heviosso.
Contam os velhos Vodunos e Bakonos que a
fúria de Aveji-da e de Heviosso contra as heresias humanas é que provocam esses
fenômeno onde muitos sucumbem. Nessas ocasiões é que devemos recorrer a Velha
Vodum Guerreira que com sua sabedoria e magia sabe aplacar a fúria dos deuses e
acalma-los.
Essa Velha Vodum Guerreira mora junto com
as demais Yamis e todas as Aveji-da prestam culto a mesma e tomam seus
conselhos e usam sua magia quando precisam. Ela é um velha Aveji-da que se
esconde nas sombras e adora a noite. Os pássaros são seu encanto. Junto com
Ágüe visita os kwes em sua rondam noturna e se encontrar demandas ela ai se
detem nos para ajudar ou cobrar. A fúria dessa Vodum destrói os inimigos e
fecha um kwe. Dificilmente um kwe fechado por ela consegue se reerguer. Somente
através de Baba Egum se consegue chegar a ela para aplacar sua fúria.
As Aveji-da são mulheres muito vaidosas,
gostam do belo, adoram a natureza, apreciam quando suas filhas imitam suas
vaidades. São todas muito vaidosas e autoritárias, não gostam de receber ordem
de ninguém principalmente dos homens, mas quando fazem suas vontades e
caprichos tornam-se dócies e carinhosas. São muito maternais, perdoam com
facilidade seus filhos e os defende com toda a garra de guerreiras. Gostam de
disputar com os Voduns Guerreiros quem luta melhor e esses sempre acabam
cedendo aos encantos dessas mulheres que os encantam com sua magia e beleza.
As Aveji-da comem cabra ou cabrito,
galinha, galo, d´angola, pombo e outros bichos. Gostam de abara, acarajé,
alapadá, quiabada, inhame, peixe, acarajés recheado com quiabo - existe um
infinidade de comidas para elas -
Seus apetrechos são o erugim, adaga,
espada de lança curta com a ponta em forma de meia lua, faca, chicote, chifre
de búfalo e de boi, fogareiro de ferro, abano de palha, abano confeccionado em
tecidos finos ou pena (leque), abanos confeccionados em madeira,
bonecas(fetiche), maruo... Usam todas as cores em suas vestimentas. Seus
colares ou fios de conta são das mais variadas cores e formato. Gostam de todos
os metais, sendo que o ferro, o cobre e a prata são seus preferidos.
Vale ressaltar que a confecção de
apetrechos,vestimentas e fios de contas são determinados pelas próprias Voduns,
portanto não existe uma "receita" para esses itens.
As Oyas feitas dentro do culto de Voduns
aderem todas as características das nativas, porém recebem também o que lhes
são de direito dentro de suas origens.
Vocabulário:
djenukom - céu (orum)
aikungúmã - terra (aiye)
ekúchomê - cemitério
tódôum -rio
hou - mar
ôtan - lago, lagoa
ahuan - guerra, batalha
humahuan - campo de batalha (guerra)
kpame - doentes, enfermos
akututòs - ancestrais, egungum
ekùs - eguns
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